Requiem per un Agente Segreto (1967), Sergio Sollima

requiem-per-un-agente-segreto-poster11

O cinema popular italiano trabalhava a todo vapor nas décadas de 60 e 70, com seus estúdios despejando filmes de todos os gêneros possíveis. Os produtores não podiam descobrir um novo filão que o trabalhavam a exaustão. Com as obras de espionagem não foi diferente, ainda mais depois do sucesso de 007 Contra o Satânico Dr. No (1962), de Terence Young.

Filmes deste gênero começaram a ser produzidos em grande escala na Europa, e por possuírem características próprias, acabaram recebendo o apelido de eurospy movies. E assim como nos pepla e westerns all’italiana, muitos atores americanos estrelavam nos papéis principais. Sergio Sollima também deu sua contribuição para o gênero com três obras: Agente 3S3: Passaporto per L’inferno (1965), Agente 3S3, Massacro al Sole (1966) e Requiem per un Agente Segreto (1967), todos com trilha sonora de Piero Umiliani.

01

Requiem per un Agente Segreto é um thriller obscuro, cuja trama envolve uma perigosa quadrilha homicida, comandada por um ex-criminoso nazista que atua em Marrocos. Não tendo sucesso em sua missão, que resultou em dois espiões mortos, o FBI junta forças com uma organização norueguesa para tentar desmantelar a organização. O chefe de inteligência americano, cansado de trabalhar com espiões certinhos, contrata o free-lancer John “Bingo” Merrill (Stewart Granger), um sujeito que não possui escrúpulos. Para ele o que importa é concluir a missão, não se preocupando com os meios para isso. Diferente do agente norueguês, chamado Erick Olafsson (Giulio Bosetti), que acaba desaprovando os métodos utilizados por seu novo parceiro.

02

O filme possui bonitas locações, cenas contendo boas doses de suspense, pequenas e certeiras tiradas cômicas, diálogos nas horas certas e belas mulheres. Estas, utilizadas como objetos; podemos ver um certo toque de misoginia, mas tudo tem um porque. Elas estão lá para mostrar um pouco mais do caráter de nosso herói.

requiem-per-un-agente-segreto-5

O mestre Sergio Sollima consegue colocar sua identidade no filme, trabalhando com dois protagonistas que possuem virtudes diferentes, mas acabam se respeitando e aprendendo um com o outro. Mas a principal marca é fugir do estereótipo correto e perfeito dos espiões da época. John “Bingo” Merrill está mais para um mercenário, uma pessoa corrupta que não trabalha por um ideal coletivo. Então o filme acaba trabalhando com um tema moral sobre o ser humano, que só pensa em dinheiro e no seu bem estar. Isso já fica bem claro na cena em que Bingo é contratado.

Requiem per un Agente Segreto pode não ser uma obra-prima como La resa dei conti e Faccia a faccia, mas merece ser assistido por apresentar uma visão diferente do mundo da espionagem, além de conter muitas cenas que influenciaram filmes posteriores.

3

por Otávio Pereira

Anúncios

5 thoughts on “Requiem per un Agente Segreto (1967), Sergio Sollima

  1. Incrível, esse blog!

    Mas um dos filmes de espionagem que me faz retornar ao passado, foi o – ESPIÕES CONTRA O MUNDO ( lançado pela Ocean Pictures como – Folia Sanguinária ), com Stewart Granger, Klaus Kinski, Pierre Brice e Lex Barker e ainda editado aqui no Brasil com a participação especial de José Lewgoy.

    Janclerques

  2. que quipe da boa dessa, Cesar, Ronald, caraça e cia. alguns desses caras até acopanho como, o Dollari Rosso, Dementia 13 e VIVER E MORRER NO CINEMA, vai estar na minha lista de link esse site e Sollima é um diretor que mereçe ser homenageado, buena suerte amigos estarei acopanhando, esses 2 filmes parecem bons, começaram como o pé direito, abraços a todos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s