O Cérebro do Mal (Il diavolo nel cervello, 1972), Sergio Sollima

diavolonelcerAo reencontrar Sandra, uma antiga namorada, Oscar a descobre num estado de completa amnésia e isolada do contato com o mundo externo. Logo nota que tal condição é conseqüência do trauma causado pela visão de seu filho segurando uma arma junto ao corpo de seu pai estirado ao chão, o que leva todos a crer que a criança o teria assassinado. Disposto a ajudar Sandra – e insatisfeito com as evidências disponíveis -, Oscar decide investigar o caso com a ajuda de um psiquiatra.

Primeira – e infelizmente única – incursão de Sollima na então rentável produção dos thrillers italianos da época, O Cérebro do Mal em nenhum momento procurar recriar clichês ou fórmulas comuns ao gênero. Do contrário, Sollima prefere investir em uma atmosfera de contínua tensão psicológica, que provavelmente irá decepcionar os que esperam um giallo mais “tradicional”.

Inexplicavelmente inédito em VHS ou DVD, o filme sobrevive atualmente apenas graças a registros da TV italiana que circulam entre os colecionadores, que nem de longe fazem jus a esta complexa obra do maestro italiano. A trilha de Ennio Morricone, como de costume, é fantástica.

4

Rogério Ferraz

Anúncios

5 thoughts on “O Cérebro do Mal (Il diavolo nel cervello, 1972), Sergio Sollima

      • o meu seria interessante indicar links para download dos filmes aqui comentados para melhor interação dos leitores. vlw

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s