Amanhecer Violento (Red Dawn, 1984), John Milius

Red Dawn

Imaginava que um filme como esse só faria sentido no auge da Guerra Fria, até ler na internet que já está em fase de pré-produção um remake, apenas substituindo os cubanos por chineses! A idéia de ver os EUA sendo atacados por forças militares estrangeiras chega a ser cômica, ainda mais que são eles que continuam fazendo história ao invadir outros países… Mas tudo bem, ignorando a parte política Amanhecer Violento pode ser considerado um competente filme de sobrevivência, equilibrando ação e drama em boas doses. As belas locações naturais (montanhas, florestas, neve), capturadas pela fotografia de Ric Waite, formam um espetáculo a parte, e em vários momentos me fez pensar que é uma pena que Milius nunca tenha realizado um faroeste. Surpreendente saber que Amanhecer Violento foi uma produção considerada de baixo orçamento, já que pipocam explosões na tela, tanques de guerra, helicópteros, etc. O elenco é formidável, aliando jovens como Patrick Swayze, C. Thomas Howell e Charlie Sheen com super veteranos como Ben Johnson, Harry Dean Stanton e Powers Boothe. Notável também a simpatia pela qual Milius acaba demonstrando pelo comandante cubano, que há certa altura passa a se identificar com o grupo de jovens rebeldes. É um alívio ver que por alguns breves instantes não é só de patriotada que Amanhecer Violento vive.

3

Heráclito Maia

5 thoughts on “Amanhecer Violento (Red Dawn, 1984), John Milius

  1. Po, Patrick Swayze jovem? Não que fosse velho, mas ele já tinha pelo menos uns 31 anos, ele faz um “garotão da escola”?

  2. É um bom filme, apesar de carregar toda uma conotação de patriotismo por parte dos EUA (ainda na época da Guerra Fria). Isso me faz lembrar, em alguns aspectos, “Rocky IV”, produzido na mesma época.

    O curioso é que esse filme tem dois títulos aqui no Brasil. Além de “Amanhecer Violento”, também é conhecido como “Invasão da América”.

  3. Simplesmente um clássico dos filmes teen dos anos 80 com a garotada que detonou no final da década de 80 e também 90.

    Patrick Swayse – Caçadores de Emoção e Ghost
    Jennifer Grey – Dirty Dancing
    C Howell – A morte pede carona e Admiradora Secreta ( Obs:Ele era um dos meninos que andavam de bicicleta com Elliot em ET )
    Charlie Sheen – Platoon e Top Gang , dentre outros
    Lea Thompson – De volta para o futuro e Alguém muito especial

    BONS TEMPOS QUE NÃO VOLTAM MAIS !!!!!!

  4. É justamente o quesito político que me faz admirar esse filmaço até hoje. Tomara que a refilmagem não seja uma bobagem politicamente correta.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s