Chacina Em Pequim (The Young Dragons, 1974), John Woo

TheYoungDragonsPoster

por Takeo Maruyama

Embora seja o mais conhecido, A Lâmina Da Morte não foi o primeiro nem o único filme em que John Woo e Jackie Chan trabalharam juntos. A parceria entre eles data desde a estréia de Woo na direção em Chacina Em Pequim. Só que nesse caso Jackie Chan foi apenas um dos coreógrafos de luta.

Chacina Em Pequim foi originalmente produzido de forma independente em 1973. Parece que ninguém estava interessado em exibir esse filme até que em 1974 a Golden Harvest comprou os direitos de distribuição e o lançou primeiro em Taiwan, e só em 1975 é lançado em Hong Kong.

YoungDragons1

A estória é sobre um ladrão “do bem” Kin (o carismático mas pouco lembrado Henry Yu Yung) que resolve roubar um lote de armas contrabandeadas de um rico bandidão local, Lung (Chiang Nan) que pretendia vender essas armas aos japoneses. Kin exige uma fortuna de Lung pra devolver as armas, mas é lógico que a negociação não se desenrola de forma pacífica. Kin então conhece Fan Ming (Lau Kong, que voltaria a trabalhar com Woo em Jugular Blindada), um policial que aparece na cidade para investigar os negócios ilegais de Lung e, como em quase todos os filmes de Woo, desenvolvem uma forte amizade baseada inicialmente na admiração mútua pelas suas habilidades em kung fu. Não sei não, mas percebi nesse filme também um sentimento meio suspeito entre eles, assim como já citei na resenha do Lâmina Da Morte, he, he, he. Na verdade o que causa essa sensação meio gay entre seus protagonistas é o modo de John Woo filmar os sorrisinhos e os olhares que eles trocam. Felizmente Woo aperfeiçoou sua direção nos anos seguintes.

Ao saber da presença de Fan Ming na cidade, Lung arma uma emboscada pra tentar matá-lo. Kin presencia a emboscada e, acreditando que o amigo está morto, vai com seus amigos até a mansão de Lung pra vingá-lo.

Chacina Em Pequim é um típico basher da época, ainda com bastante influência dos filmes mais trágicos de Bruce Lee e de Chang Cheh. E quando digo trágico não estou exagerando, pois praticamente TODOS os amigos do protagonista vão sendo assassinados um a um até o final, onde o herói, depois de uma violenta e desesperada luta contra o melhor capanga do vilão, Yun (Fung Hak-On, que também voltaria a trabalhar com Woo em Jugular Blindada) também morre! Lógico, não sem antes massacrar o vilão. E seguindo a cartilha de Chang Cheh, o herói não pode morrer numa posição humilhante ou inferior ao vilão. Sendo assim, Kin morre ajoelhado, e não deitado.

YoungDragons2

Confesso que quando assisti Chacina Em Pequim pela primeira vez eu tinha quase certeza de que não ia gostar do filme por 2 motivos. O primeiro é que eu não tinha ficado nada impressionado com A Lâmina Da Morte, que era um filme posterior e por isso achava que devia ser melhor do que Chacina Em Pequim. E o segundo motivo é porque eu particularmente não sou muito fã do sub-gênero basher, que são filmes geralmente com clima bem pesado e amargo, e com lutas que parecem mais brigas de rua, sem muita sofisticação. Novamente aprendi que não se deve julgar um filme antes de assistir!

As lutas são melhores do que eu imaginava, especialmente na seqüência final. Falando nessa seqüência, é interessante como a batalha final na mansão do vilão lembra , guardando-se as devidas proporções, o final de Alvo Duplo 2, esse sim um clássico de John Woo. As atuações são ligeiramente melhores do que em A Lâmina Da Morte, o que deixa o drama mais convincente.

Embora esteja longe de ser um clássico, Chacina Em Pequim é um filme de porrada bem decente. Agora, não sei afirmar com certeza se gostei do filme por achar que ia odiar ou se realmente é um bom filme. Recomendo cada um assistir pra tirar suas próprias conclusões.

3 cleef

Anúncios

3 thoughts on “Chacina Em Pequim (The Young Dragons, 1974), John Woo

  1. Vi o trailer desse outro dia, fiquei animado em assistir. Essa cena do cara sendo puxado por uma corda me lembrou do Meu Ódio Será Sua Herança, do Peckinpah, acredito que possa ser uma referência mesmo. Eu gosto do Henry Yu Yung, vi ele no filme Black List, que veio ao Brasil com o nome de Ninja – O Exterminador (em inglês Ninja Heat…). Não tem ninja nenhum no filme, mas ao menos tem ele e o Chan Sing baixando o sarrafo em um monte de gente. Longe de ser um grande filme, mas é bem passável. Sabe de outros filmes legais dele?

    • Olha, na minha coleção pelo menos eu só tenho mais 2 filmes com Henry Yu Yung, o WITS TO WITS e o AWAKEN PUNCH. Não são grande coisa. O Henry tinha potencial, mas pegou uma época meio pobre em filmes de kung fu.

  2. Takeo. Sou fã do seu blog. Os filmes de kung fu são uma obsessão para mim, aprendi a gostar na adolecência, década de 70. Tenho uma pequenina coleção que de acordo com a disponibilidade e a descoberta de um filme que me agrade vou aumentando aos poucos. O meu sonho de consumo é o filme The Queen Boxer (Judy Lee), o clássico, é claro. Assisti há uns 30 anos atráz, no cinema. Há até pouco tempo tinha um trailer na internet, agora nem isto, tiraram. Gostaria de obter um dvd original (coleção), ou mesmo uma cópia para assistir quantas tiver vontade. Se tiver uma idéia de como posso adquirir ficarei grato.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s