Um Dinheiro Muito Louco (Money Crazy, 1977), John Woo

money_crazy_poster

por Osvaldo Neto

Houve um tempo em que a Globo passava de tudo nas suas madrugadas. De tudo mesmo, foi graças a ela que assisti ainda moleque a Três Homens em Conflito, Drácula – O Principe das Trevas, Jovem Frankenstein e (não me perguntem como…) Uma Professora Muito Especial com Sylvia Kristel. Os filmes de Sergio Leone e Terence Fisher foram por “culpa” de meu pai, que gravou ambos em VHS. Até hoje vejo muitos filmes com ele.

Tudo isso só para dizer que foi também numa dessas madrugadas que vi Um Dinheiro Muito Louco. Naqueles dias, eu tinha visto O Alvo, com Van Damme, e literalmente pirado com o filme. Passei a procurar pela obra de John Woo nas locadoras e graças ao sucesso deste primeiro trabalho americano do diretor, você podia encontrar vários títulos da filmografia dele em Hong Kong nas prateleiras. E ajudou muito o fato não só da Globo também começar a passar alguns desses filmes, mas outras emissoras também como a Band.

Eu já tinha visto Fervura Máxima, No Coração do Perigo e os dois Alvo Duplo quando me surpreendi com esta comédia de erros muito gostosa de se ver. Ela foi realizada quando Woo trabalhava para Golden Harvest, após a produtora ver uma nova promessa em Chacina em Pequim. Richard Ng e Ricky Hui (vistos em vários filmes de Jackie Chan) interpretam dois ladrões que estão atrás de um valioso diamante. Mas o serviço não é nada fácil de ser executado e seus preparativos resultam numa sucessão de eventos cômicos, apoiados no bom e inofensivo humor pastelão. Uma surpresa foi a cena do roubo na casa do joalheiro. Lembro que me achei o fodão por saber de onde Brian de Palma tirou a cena mais famosa de MISSÃO IMPOSSÍVEL. Aquela com Tom Cruise invadindo a CIA para roubar informações. Mirei no que vi e acertei no que não vi, só descobri anos depois que a cena era de RIFIFI e os dois filmes a homenagearam.

O elenco tem ainda outras figuras do cinema popular chinês como Eric Tsang, Lam Ching-Ying e Dick Wei em pequenas participações. Um pouco mais tarde, eu assistiria dois filmes que me fariam olhar para Woo com ainda mais interesse: A Jugular Blindada (Last Hurrah for Chilvary), sua primeira obra-prima e o chapliniano Resgate Alucinado (Laughing Times). Bons tempos.

3 cleef

Anúncios

9 thoughts on “Um Dinheiro Muito Louco (Money Crazy, 1977), John Woo

  1. “Uma Professora Muito Especial” eu lembro de ter visto no Supercine na primeira vez !!!

    Todo mundo que viu “O Alvo” na época tomou um susto com essas comédias do John Woo. :)

  2. Preciso assistir as comédias do Woo. Quem diria que foi com o trágico que ele fez sua marca no cinema internacional, não?

  3. Eu vi “Uma Professora Muito Especial” na Sessão Comédia!! Foi também quando assisti “A Gaiola das Loucas”, o original.

    Pergunta: dá para notar que vi o filme da resenha há séculos, não? hehe

  4. Ah, não ligue pra isso. É melhor ter visto há séculos e ter escrito alguma coisa, do que não ter resenha alguma.

  5. [2] ae no herax

    achava que a cena de Missão Impossivel havia sido tirada de Topkapi do Jules Dassin tbm, porque essa tem até o negocio de cabos, nada pode encostar não chão, bicho atrapalhando e quase queda do ladrão por causa dos caras que estão segurando a corda.

    John Woo é foda, tou doido pra ver os de guerra que ele fez esse ano e no passado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s