Follow the Star (1978), John Woo

follow

por Leandro Caraça

Ainda inédita no Brasil, esta comédia dirigida por John Woo é uma de suas melhores. Roy Chiao interpreta um mecânico de automóveis que além de preguiçoso e cachaceiro, também sabe lutar muito bem e gosta de inventar engenhocas para facilitar o trabalho em casa. Certo dia encontra a estrela adolescente Gayle (Rowena Cortes, cantora ídolo de Hong Kong nos anos 70) e depois de salvá-la de cinco sequestradores, acaba contratado como seu guarda-costas. Esses mesmos bandidos passarão o resto do filme tentando colocar as mãos na garota, pois de acordo com seu misterioso chefe, o falecido pai da garota – o próprio John Woo fazendo uma ponta – escondeu uma fortuna em algum lugar. Com bastante ação e piadas que parecem ter saído de um filme dos Trapalhões, Follow the Star pode ser considerado uma das melhores produções da fase inicial do diretor. O inepto grupo de malfeitores é um capítulo a parte : um especialista em se disfarçar de mulheres, um lutador que gosta de golpear com a cabeça, um hitman que sofre de catarata, um sujeito que possui uma mão mecânica e outro que gosta de atirar cartas de baralho (esse último feito por Fung Hak On, também um dos responsáveis pela coreografia de lutas e presença comum nos primeiros filmes de John Woo). Comédia e pancadaria correm soltas, com direito até uma visita a um cemitério mal-assombrado. Alguns símbolos da filmografia do cineasta aparecem aqui pela primeira vez, como uma perseguição de motos e o duelo final que acontece dentro de uma igreja. Follow the Star foi realizado um ano antes do excelente A Jugular Blindada e mostra um John Woo no começo de um processo de transformação, ainda tentando se diferenciar no mercado cinematográfico de Hong Kong.

3 cleef e meio

4 thoughts on “Follow the Star (1978), John Woo

  1. Roy Chiao? Ele não é o mestre do Van Damme em “O Grande Dragão Branco”? Protagonizando um filme do John Woo? PRECISO ver!

  2. Meu Deus, Eu sou apaixonado pelos filmes de Hong Kong, John Woo também dirigiu uma das minhas comédias preferidas que é ‘Quem tudo quer, nem tudo tem’….Necessito assistir esse filme, gostaria de achar legendado um dia.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s