A Batalha dos 3 Reinos ( Red Cliff, 2008), John Woo

Por Otávio Pereira

Depois do insucesso de seus últimos filmes em Hollywood, John Woo retorna a China, mais precisamente à China feudal de suas primeiras obras, de forma grandiosa e poética, retratando os eventos históricos acontecidos no período dos Três Reis. Temos um excelente elenco composto por Tony Leung, Takeshi Kaneshiro, Fengyi Zhang, Shido Nakamura e muitos outros.

Todos os elementos trabalhados em outras obras de John Woo estão presentes, desde a amizade e respeito, coragem e heroísmo, covardia e traição e seus famosos pombos brancos, que aqui possuem um papel importante na história (e não meramente ilustrativos ou simbólicos como de costume).

Red Cliff possui uma beleza fora do comum, sua narrativa cadenciada, as belas paisagens, os figurinos e a direção de arte são de tirar o chapéu. Tudo acompanhado por uma ótima trilha sonora e excelentes atuações. As cenas de batalhas formam um espetáculo à parte, tudo muito bem editado e grandioso, deixando vários épicos para trás. O uso da tecnologia de CGI foi utilizado de forma eficaz e não exagerada, não permitindo artificialismo nas batalhas.

A história possui inúmeros personagens, mas os mesmos são apresentados de forma gradativa de acordo com sua importância; todos possuem características fortes, mas não estereotipadas.

Para alguns o filme pode se tornar cansativo, por mesclar cenas de batalhas com as de intriga política, mas para mim tudo está bem equilibrado, e sua narrativa e exposição dos fatos estão em perfeita sincronia. O único motivo, em minha opinião, de Red Cliff não levar nota máxima é o de não ter um final, acabando abruptamente deixando-nos a ver navios esperando a continuação, que pelas expectativas criadas pela obra deveria ser igual ou superior. Se Woo estendesse o filme e chegasse ao final sem precisar de uma segunda parte seria uma obra-prima.

One thought on “A Batalha dos 3 Reinos ( Red Cliff, 2008), John Woo

  1. Esse filme é foda, é realmente uma pena que a parte 2 seja fraca, como foi dito pelo Otavio se o Red Cliff 1 tivesse final seria uma obra-prima!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s