O Segredo do Abismo (The Abyss, 1989), James Cameron

por Ronald Perrone

O quarto filme de James Cameron foi esta grandiosa ficção científica de orçamento estrondoso sobre um grupo de garimpeiros de petróleo subaquáticos contratados para procurar um submarino nuclear perdido. Acaba tendo um contato com seres extraterrestres engajados ecologicamente. No elenco um time de primeira com Ed Harris, Mary Elizabeth Mastrantonio, Michael Biehn colaborando com o diretor pela terceira vez, Todd Graff, John Bedford Lloyd, e vários outros.

Naquela altura, James Cameron já buscava maneiras de transcender os limites tecnológicos do cinema. As filmagens de O Segredo do Abismo, por exemplo, foram extremamente difíceis, grande parte debaixo d’água, com som direto, etc. Mas nada interferia no processo criativo do diretor em conduzir seu projeto e o resultado, tecnicamente, reforça o talento do sujeito em relação ao seu olhar visionário para com a tecnologia de efeitos especiais, computação gráfica, algo realmente impressionante para a época, um verdadeiro avanço.

Mas Cameron vai muito além de um exercício técnico, extraindo de cada situação a essência de diversos gêneros e subgêneros inseridos à narrativa (terror aquático, fantasia mística, aventura, ação, romance). O problema é que essa mistura toda não agradou o público da época. Talvez por uma falta de coerência, acabou indo mal nas bilheterias, injustamente, mesmo com várias sequências de suspense e ação bem eficazes. Alguns anos mais tarde, Cameron resolveu lançar sua “versão do diretor” com 27 minutos a mais que o original. O que já era bom ficou ainda melhor.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s