O CASO DO SR. VALDEMAR (The Facts in the Case of Mr. Valdemar, 1990), George A. Romero

por Alana Phibes

Os contos de Edgar Allan Poe são uma fonte inesgotável de inspiração para os cineastas desde sempre. Nesta maravilhosa adaptação do conto O Estranho Caso do Sr. Valdemar, primeira história do filme Due Occhi Diabolici, sendo a segunda, O Gato Preto, dirigida pelo outro mestre, Dario Argento (cuja ideia inicial era reunir também John Carpenter e Wes Craven em adaptações de contos de Poe), George Romero consegue recriar a história estabelecendo um novo contexto, deixando-a mais assustadora e inserindo o clássico tema “homem-velho-e-rico”, “esposa-jovem-adúltera” e “amante-ganancioso-interesseiro”.

O moribundo e milionário Ernest Valdemar (Bingo O’malley) está (convenientemente) sob responsabilidade do médico Robert Hoffman (Ramy Zada), nada menos que o próprio amante da jovem esposa Jessica (Adrienne Barbeau). Para que não ficasse nenhum traço de ilegalidade no plano dos amantes, Robert conduz experiências de hipnose no velho, fazendo com que este assine documentos deixando toda a fortuna para a futura viúva. Tudo ia bem, até que o velho morre sem terminar de assinar toda a papelada necessária. Mas como é mostrado depois, o pior não foi a morte prematura, mas sim o velho ter morrido sem ter “acordado” de uma sessão de hipnose. É aí que o bicho começa a pegar para o lado da angustiada e ansiosa Jessica.

Para que o processo corresse com todos os benefícios para a viúva, só depois de certa data, e ele morre justamente algumas semanas antes do esperado. Para remediar isso, o médico amante tem a “brilhante” ideia de guardar o defunto num freezer no porão e descongelá-lo no dia mais apropriado!

Jessica fica aterrorizada com o fato de estar sozinha na casa com o defunto no freezer, mas é sempre persuadida pelo amante a continuar com o plano. Até que Valdemar, tendo ficado aprisionado em um limbo entre os vivos e os mortos, devido a hipnose, começa a tentar se comunicar.Intrigado e por curiosidade médica, Robert resolve explorar e então… só posso vir até aqui.

Há quem ache exagerado o final da história, mas estamos falando do “rei” dos zumbis, e nada mais interessante que ele, digamos, imprima essa marca no resultado final. O casal de atores principais também está ótimo; Adrienne Barbeau convence bastante como a esposa tensa e depressiva, e Ramy Zada, que apesar de canalha e ganancioso, não deixa de lado seus princípios médicos nem a curiosidade pela pesquisa. Uma boa pedida para os fãs dos zumbis de Romero, e para os que se interessam por adaptações modernas das histórias de Poe, sem deixar sua essência.

O episódio seguinte é outra adaptação muito bem sucedida pelo mestre Dario Argento, mas isso é assunto para outra ocasião.

Anúncios

3 thoughts on “O CASO DO SR. VALDEMAR (The Facts in the Case of Mr. Valdemar, 1990), George A. Romero

  1. Meu maior interesse nesse daí é o filme de Argento, hahaha. Vale lembrar que Dois Olhos Satânicos acabara de ganhar lançamento no Brasil pelas mãos da podre Continental DVD. Eu que não compro. Prefiro esperar uma boa oportunidade para comprar o DVD (ou BD) da Blue Underground.

    http://www.injecaocinefila.wordpress.com/

  2. No dia do aniversário do homem, este blog retorna do mundo dos mortos!
    Parabéns, e espero que agora vocês voltem com tudo!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s