O AJUDANTE DE SATÃ (Satan’s Little Helper, 2004)

satanslittlehelper2004

por Leandro Caraça

Após Controle Remoto (1988), demorou 15 anos para que Jeff Lieberman voltasse a realizar um longa-metragem. Por sorte, novamente do gênero horror. Produção independente, feita direto-pra-video, O Ajudante de Satã não fica a dever aos demais longas do cineasta. Mesmo restrito a alguns poucos trabalhos na televisão nos anos 90, Lieberman parece não ter perdido absolutamente nada daquela garra que demonstrou no passado. Com mais chances na carreira, quem sabe ele poderia ter se transformado em um nome tão popular quanto Stuart Gordon ou Tobe Hooper. Talento nunca lhe faltou e bons filmes atestam isso.

Não seria um exagero colocar O Ajudante de Satã entre os melhores slashers dos últimos 10 anos. Longe de ser uma nova brincadeira ao estilo ou alguma coisa requentada (geralmente disfarçada com o nome de homenagem retrô), o filme de Lieberman é de um frescor que não estamos mais acostumados. A velha história de um serial killer atacando uma pequena cidade durante as festividades do Halloween ganha um incentivo a mais quando um garoto ingênuo, fã de um violento videogame, confunde o assassino com o personagem de seu jogo favorito, que é o próprio Diabo. Assumindo a função de pequeno ajudante de Satã, o menino passa a acompanhar as ações do seu novo amigo, sem conseguir perceber as reais consequências de tudo. Desde que Satã não mate sua família, para ele tudo estará bem. Tudo o que importa é ganhar pontos, seja atropelando mulheres grávidas ou carrinhos de bebê.

vlcsnap2010102220h53m33

As atitudes do menino podem parecer muita ingenuidade, mas apenas mostram um garoto em seu mundo de fantasia virtual. A figura do assassino, que nunca revela seu rosto, impressiona. Com seu traje negro e a máscara, transita entre o assustador e o cômico, e a direção de Jeff Lieberman nunca deixa essa mistura desandar. Incrível que ele tenha conseguido produzir um filme totalmente despido dos clichês e cacoetes do horror contemporâneo e quando ninguém mais esperava por outro filme seu. Num mercado em que as produções independentes feitas por diretores décadas mais jovens geralmente resultam em porcarias, Liberman deixou a sua marca neste retorno. Resta torcer para que algum dia consiga realizar outra obra como essa.

3-cleef-e-meio

3 thoughts on “O AJUDANTE DE SATÃ (Satan’s Little Helper, 2004)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s