THE BIRTHDAY PARTY (1968) William Friedkin

the-birthday-party-movie-poster-1968-1020280782

por Marcelo V.

O terceiro longa-metragem de William Friedkin já representou uma guinada radical em sua carreira, mais condizente com sua obra posterior: da estreia com Good Times, uma comédia de esquetes com Cher e Sonny Bono, e de uma malfadada experiência com The Night They Raided Minsky’s, lançado posteriormente, ele passa para uma adaptação da mais famosa “comedy of menace” (trocadilho com “comedy of manners“, comédia de costumes, que batizou a produção de um grupo de dramaturgos do final dos anos 1950 também ligados ao Teatro do Absurdo) do londrino Harold Pinter. Friedkin viu a peça em San Francisco e procurou o dramaturgo para levá-la às telas.

The Birthday Party (CG).avi_snapshot_01.28.05_[2013.05.11_14.39.52]

Se a peça tem um enredo obscuro (resumi-lo seria pueril, mas vale a pena ressaltar que aqui os diálogos contêm falas que haviam sido censuradas na sua estreia britânica, 10 anos antes), Friedkin possui uma importante qualidade para um diretor de cinema: clareza. Com exceção de alguns planos externos, em especial no início do filme, vemos um trabalho de um cineasta
já com alguma maturidade, que não se deixa levar pela tentação de ser meramente um esteta diante de um material a princípio pouco cinematográfico. Objetividade e o fato de ele não demonstrar porcamente a intenção de guiar o espectador são outros pontos fortes.

The Birthday Party (CG).avi_snapshot_00.43.58_[2013.05.11_14.35.43]

Mesmo assim, o filme termina sendo muito mais de Pinter (que esteve no set o tempo todo e deu bastante apoio ao jovem diretor) que de Friedkin, que diz não se orgulhar muito do resultado final. Se ainda não vemos aqui o brilho forte de trabalhos posteriores, pelo menos temos um elenco de primeira linha, com Robert Shaw e Dandy Nichols à frente. E a desafiadora dramaturgia de Pinter é garantia de que você não se esquecerá facilmente desta história.

3-cleef2

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s